2 de outubro de 2014

Resenha: Paris Versus New York, de Vahram Muratyan


Conheci o livro aleatoriamente no Instagram, e como a legenda dizia que era um livro de design rapidamente me interessei por ele e decidi pesquisar mais a respeito do livro, até que, convencido, decidi compra-lo, e logo que ele chegou aqui em casa, me surpreendi com a qualidade do livro – que é em capa dura com uma textura meio aveludada e verniz localizado.

O autor do livro é o Vahram Muratyan, que é um designer parisiense, que se encantou por NYC quando conheceu a cidade pela primeira vez aos 5 anos de idade e quando ficou adulto, decidiu passar uma temporada morando na cidade, e ao estar no banco do metrô, observando os demais passageiros ele fez algumas anotações aleatórias e alguns esboços que comparavam as duas cidades que ele tanto ama, motivado por essas anotações ele decidiu compartilhar o seu ponto de vista entre as cidades por meio de ilustrações, assim surgiu o blog Paris vs NYC, que era uma alternativa mais rápida de compartilhas suas ilustrações com todos os seus amigos e familiares, e o blog rapidamente foi ficando popular chegando a mais de 5 milhões de visitas no ano de criação. Esse reconhecimento levou o Muratyan a fazer trabalhos para a famosa grife italiana, Prada, e também para Colette, uma famosa loja de Paris, e também para o principal jornal de sua cidade natal, Le Monde. E é claro, o lançamento do livro em 2012.

Como o próprio título já dá a entender, é uma comparação entre as duas cidades, e as ilustrações seguem o posicionamento dos nomes delas – as ilustrações de Paris sempre vem primeiro, à esquerda, seguida pelas de New York, à direita –, junto com um tema especifico no alto de cada página, tipo: o show, o monstro, a sedução etc.

À primeira vista, logo pensei que o livro seria um tanto fútil, por só conter ilustrações – sim, o livro é SOMENTE de ilustrações –, mas assim que comecei a “lê-lo” vi que não era tão fútil assim, pois tinham determinadas páginas que eu simplesmente não entendia nada, nenhum tipo de referência, e tive que recorrer ao Google, óbvio, para poder entender, e foi assim que eu descobri várias curiosidades sobre ambas as cidades. O livro também é cheio de referências à cultura pop, à literatura, ao cinema, costumes dos cidadãos, pratos típicos, e é claro, aos pontos turísticos, isso ampliou e muito a minha visão de mundo, e junto com a sensibilidade que o designer teve em ilustrar essas comparações, me fez colocar Paris na lista de Cidades Para Conhecer Antes de Morrer.
Portanto, se você curte ilustrações/design e gosta (ou quer conhecer/saber um pouco mais) de Paris/NYC, super recomendo este livro, que entre outros fatores é um livro super fotogênico e bonito para se ter na estante.




Nenhum comentário:

Postar um comentário