5 de julho de 2015

Resenha: Em Chamas, de Suzanne Collins

© Elton Cardoso
Em Chamas (Catching Fire), segundo livro da Trilogia Jogos Vorazes, tem um começo “morno” em relação ao seu antecessor, mas isso está longe de ser um empecilho na leitura, pois a autora Suzan­ne Collins, mostra mais uma vez que sua narrativa tem o poder de prender o leitor de uma maneira bem interessante.

O livro começa a ser narrado a partir de onde parou o anterior, de como está a vida da Katniss Everdeen e das mudanças que ocorreram no Distrito 12 após sua vitória com Peeta Melark, na última edição dos Jogos Vorazes. Ao receber uma visita do presidente Snow, que lhe diz que sua encenação com o Peeta, de ser o “Casal Desafortunado” não deu certo, e devido ao seu ato de rebeldia – inconsciente – contra a Capital, inspirou vários levantes em toda a Panem, e que se ela não se esforçar para provar que o ato de rebeldia foi feito por ela está loucamente apaixonado pelo Peeta, sua família e amigos correm perigo. Assim, com a ajuda de Haymitch, ela tenta amenizar os levantes; uma tentativa frustrada, pois ao agir por impulso durante sua Turnê da Vitória, ela acaba incentivando – novamente, sem perceber – mais levantes contra a Capital, nisso o seu Tordo – tradução imperdoável da Editora Rocco, que no original, o pássaro chama-se Mockingjay, uma nova raça de pássaros fictícios originados pelo cruzamento de um tordo (MOCKINGbird) com o bestante criado pela Capital, Gaio Tagarela (jabberJAY); uma pena, pois a Rocco conseguiu fazer lindas traduções de palavras/termos inexistentes em nosso vocabulário, como por exemplo a saga Harry Potter, em que a própria autora, J.K. Rowling, elogiou a tradutora Lia Wyler por criar novos termos adaptados à nossa cultura, mas com o mesmo contexto do original –, virou o símbolo do início da revolta, carregado por todos os rebeldes de Panem.

Nisso, ainda há o Massacre Quaternário – uma edição especial do reality Jogos Vorazes, realizada a cada 25 anos –, onde não é difícil imaginar que a Katniss e o Peeta, serão novamente os tributos do Distrito 12. Já na arena, eles formam alianças com outros tributos, e a Katniss faz de tudo para que o Peeta sobreviva a essa edição. Bem no momento em que se atinge o clímax do livro , acontecem algumas reviravoltas surpreendentes na história, e, mais uma vez a autora conseguiu finalizar o livro despertando no leitor um desejo desesperado de saber a continuação e como será o desfecho dessa trilogia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário