7 de outubro de 2015

Resenha: Doctor Who - Shada

© Elton Cardoso
Doctor Who é a série de TV mais longa do mundo que chegou aos 50 anos em 2013. Conheci a série de TV em 2012 e desde então a série virou uma das minhas séries favoritas – sério, essa série é MA-RA-VI-LHO-SA! Ainda pretendo fazer um post só sobre ela.

Logo quando vi que seria lançado, aqui no Brasil, o primeiro livro de DW, não pensei duas vezes e comprei o livro. Ainda bem que o fiz, pois, a história é INCRÍVEL.

Shada foi originalmente escrita pelo Douglas Adams, o autor de O Guia do Mochileiro das Galáxia, como roteiro para a série de TV, algumas cenas chegaram a ser gravadas, mas por algum motivo foi cancelada e a história de Shada ficou guardada na gaveta durante muitos anos. Até que o Gareth Roberts – que também é um dos roteiristas da série moderna de Doctor Who, sim, a série é dividida em duas “eras”: uma clássica e uma moderna, mas isso é assunto para um outro post –, recebeu um convite de transformar esta história em um livro. Após aceitar a proposta ele passou alguns meses pesquisando e estudando os roteiros originais do Adams para então começar a escrever.

A história narra a caminhada de Skagra em busca de um certo livro, que é fundamental para encontrar Shada e consequentemente, concluir seu plano maquiavélico, até que ele descobre que o livro encontra-se na sala do Professor Chronotis, na Universidade de Cambridge e decidi ir à Terra em busca do tal livro.
© Elton Cardoso
Nesse ínterim, o Chris Parsons, um físico que trabalha no St. Cedd’s College, decide pegar alguns livros emprestado com o Professor para impressionar a Clare Keightley, por quem estar apaixonado, mas acaba pegando o livro O Venerável e Ancestral Livro das Leis de Gallifrey, o qual Skagra está à procura. Paralelamente, o Fouth Doctor recebe uma mensagem do Professor, que assim como ele também é um Time Lord, e junto com sua companheira de aventuras e também uma Time Lady, Romana, e o K-9, o cachorro robô do Doctor, decidem ir à Terra saber qual a importância do chamado, ao chegar na sala do Professor Chronotis acaba descobrindo qual era o livro e o quão importante é para os Time Lords. O livro tem poderes e algum deles é mostrado logo em contato com o Chris, que fica espantado e corre para mostra-lo à Clare. Logo, o Doctor sai em busca do Chris para recuperar o livro e colocá-lo em segurança. E o Skagra vai à sala do Professor, também em busca do livro. Uma série de desencontros acontece e o livro termina nas mãos do Skagra, que com uma esfera prateada – que tem habilidades de sugar a mente das pessoas e armazenar as memórias em seu interior –, mata algumas pessoas.

O Doctor descobre que Skagra está em busca de Shada, e para impedi-lo entra na TARDIS e viaja pelo universo para deter mais um inimigo.


O livro é maravilhoso, tem capítulos bem curtos e bastante sarcasmo, características do Adams. Uma ótima opção para os fãs da série moderna que não tiveram oportunidade de conhecer os doutores clássicos. Doctor Who: Shada rende boas horas de puro entretenimento, sci-fi de qualidade, boas gargalhadas e aquela bela pitada de tensão, tudo isso que já conhecemos da série de TV agora em um livro. Já estou ansioso para ler os demais livros que já estão disponíveis aqui no Brasil J


Nenhum comentário:

Postar um comentário