29 de janeiro de 2016

Resenha: Maze Runner: Ordem de Extermínio - James Dashner

© Elton Cardoso

Bem, já começo está resenha indo direto ao ponto: esse spin off não é lá essas coisas.

Como já falei na resenha que encerra a trilogia principal da saga, o livro termina sem responder todas as perguntas que tive enquanto lia. Assim, criei expectativas sobre Ordem de Extermínio esclarecer essas dúvidas, mas não.


O livro é prelúdio da trilogia, ou seja, a história se passa alguns anos antes de Thomas ir para o labirinto, e aqui conhecemos o Mark e sua turma. A história começa com eles em um acampamento na floresta após fugirem das explosões solares que tanto ouvimos falar durante a trilogia, mas algo inesperado acontece, um Berg chega com alguns soldados e eles passam a atirar dardos gigantes sem nenhum motivo aparente nas pessoas que estavam por perto, mais tarde eles descobrem que esses dardos mataram as pessoas que foram atingidas, então decidem sair floresta a dentro para não serem infectado por aquilo que conhecermos ser o Fulgor, mas também em busca de respostas por aqueles que atiraram neles. 

Entre isso, alguns capítulos são intercalados com flashbacks do Mark narrando como aconteceu as explosões solares e todas as catástrofes da natureza em decorrência das explosões e como eles chegaram até esse refúgio que pensavam ser seguro. 

É até interessante saber como aconteceu as explosões e como o vírus foi disseminado entre as pessoas, desde os efeitos imediatos até atingir o nível de mutação em que se tornou o Fulgor, porém, achei totalmente desnecessário tudo isso ser narrado em quase 400 páginas, poderia ter sido beeem menos. Sem falar que o autor perdeu a mão nesse livro, todo aquele suspense maravilhoso presente na trilogia praticamente não existe neste spin off, o que fez a leitura ser um pouco lenta e fazer eu me perder entre os meus devaneios. 

A parte mais interessante desse livro é, sem sombras de dúvidas, o prólogo e o epílogo – que obviamente fica no começo e no fim da história do Mark, respectivamente –, aqui é narrado alguns momentos antes da trilogia que tem a ver com os personagens que já conhecemos. Isso me deixou muito curioso para saber como foi esse processo dos Clareanos antes de entrarem no labirinto – o novo livro spin off da saga, que será lançado em breve, vai tratar justamente desses momentos. 

Só falta mais um spin off para eu “terminar” de ler a saga (lembre-se: mais um spin off será lançado em breve) e espero que pelo menos algumas respostas sejam esclarecidas. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário