22 de abril de 2016

Resenha: Harry Potter and the Philosophe's Stone - Illustrated Edition, de J.K. Rowling e Jim Kay

© Elton Cardoso
Depois de mais de um mês sabático de volta às aulas, finalmente tem post novo e gigantesco, e dessa vez irei resenhar a parte física/estética da versão ilustrada do livro Harry Potter and the Philosophe's Stone. Digo a parte física, pois não irei resenhar a história do livro em si e sim, como é o livro por dentro e tals, por motivos de "Harry Potter já estar há tanto tempo na minha vida que até hoje exerce grande influência em mim, que eu, simplesmente, não seria a pessoa mais recomendada para dá uma opinião crítica sobre a história".

© Elton Cardoso
Em 2014, a autora da saga, J.K. Rowling, anunciou que os exemplares iriam ganhar uma edição ilustrada pelo renomado ilustrador britânico, Jim Kay. Assim, em 2015, foi publicado o primeiro livro em uma edição linda e totalmente ilustrada.

Ao ver imagens do livro na internet eu já entrei em estado de surto, depois de pegar um belo desconto na Black Friday, comprei meu exemplar e pude surtar insanamente quando ele chegou! *-*

© Elton Cardoso
O livro é em capa dura vermelha simples e com uma jacket — nome dado a essa capa "que sai" —  com um papel bem resistente e com uma textura bem legal, com o título em auto relevo azul.

© Elton Cardoso
As páginas são de um papel bem resistente e "brilhoso", nessa parte, fica meio complicado de se ler em lugares com bastante luz, pois a página/ilustração acaba refletindo muito a luz, mas convenhamos, o intuito desse livro são as ilustrações e ele cumpre muito bem esse papel.

© Elton Cardoso
O livro contém muitas ilustrações, muitas mesmo, e uma mais linda que a outra. Não entendo nada de arte, mas o ilustrador usa várias técnicas de pinturas, como a aquarela e lápis de cor, um deleite aos olhos. Sem falar nas ilustrações que consomem uma página inteira e, as vezes, as duas páginas.

© Elton Cardoso
© Elton Cardoso
© Elton Cardoso
Durante todo o livro é possível ver vários personagens com as mais variadas expressões e, para mim, isso contribuiu para toda uma nova experiencia de leitura. Uma sensação maravilhosa foi ler uma cena em que os personagens estão passando por um momento tenso/difícil e ali do lado ser possível ver a fisionomia deles - sério, foi uma experiência muito incrível. Teve cenas que ficaram bem mais intensas graças às ilustrações do Jim Kay, como a do Harry no armário debaixo da escada (sério, olha só a carinha do Harry heartbreak), ou a expressão de inocência/curiosidade do Harry com o Hagrid no metrô, como se ele soubesse que a vida dele vai mudar, mas sem ter a mínima noção do quão brusca será essa mudança (minha ilustração favorita btw).
💔 
Minha ilustração favorita <3 
O Ron tem exatamente a expressão que eu imaginava ele. Cara de menino travesso/zoeiro/que fala palavão
Mas e o livro é realmente TODO ilustrado? Se você considerar que em todas as páginas, mesmo as que só tem o texto, tem manchas de tinta/rabisco/pergaminhos, então sim, o livro é completamente ilustrado.

© Elton Cardoso
© Elton Cardoso 
© Elton Cardoso
Essa edição é bem grande e pesada, mas com o tamanho ideal para comportar todas as imagens com uma qualidade absurda. Como já mencionei, essa edição é para os fãs assíduos, que realmente não se importam em pagar uma bela grana - ele não é barato, nem para os padrões gringos e tampouco para o padrão literário brasileiro -, é um mimo que todo fã gostaria de ter em sua estante.

© Elton Cardoso
© Elton Cardoso
Já disse que não entendo nada de arte, mas o artista Jim Kay, tem uma pegada bem dark. Lembro que teve uma galera que ficou meio receiossa sobre ele deixar a série "sombria demais", já eu o diferentão, realmente fiquei curioso em ver como seria isso e, de fato, ficou linda. Ele tem sim uns traços bem sombrios que me lembraram o Tim Burton, mas isso não foi nenhum problema no livro, quando ele precisou adicionar cores ele o fez sem fugir do padrão que vinha seguindo.

© Elton Cardoso
Essa minha edição é a britânica, publicada pela Bloomsbury, há também uma versão americana (como o logo de HP gigante e dourado, particularmente não gostei). Será lançado, em outubro, a versão brasileira desta edição ilustrada e, no mesmo mês, será lançado o segundo volume da série ilustrada, Harry Potter and the Chamber of Secrets (e o oitavo livro, Harry Potter and the Cursed Child e o filme de Animais Fantásticos no fim do ano, não será um ano barato para os Potterheads 💸).


Nenhum comentário:

Postar um comentário