13 de julho de 2016

Resenha: Cidade das Cinzas, de Cassandra Clare

© Elton Cardoso

Cidade das Cinzas é o segundo livro da série Os Instrumentos Mortais, escritos pela Cassandra Clare. A história começa momentos antes do termino do livro anterior (e você pode ler a resenha do livro 1 aqui) com Jace, Alec e Izzy chegando de uma missão; Clary está tentando digerir ainda todas as informações que agora faz parte de sua vida: é uma Caçadora de Sombras, sua mãe está em coma causado por um feitiço misterioso, descobriu que tem um pai e que ele é um Caçador tirano e mau, e está apaixonada pelo irmão.

Porém, coisas ainda mais sinistras acontecem, e nesse livro, o destaque praticamente vai todo para o Jace, irmão da protagonista. Logo no começo descobrimos que uma grande autoridade da Clave está vindo ao Instituto para julgar o garoto, pois acreditam que ele sabia todo o plano do Valentim e que na verdade ele é um espião do pai. Assim, com a chega dos pais adotivos de Jace ao instituto, que o recebem com bastante frieza, acaba o expulsando de casa. Jace, com raiva, decide ir procurar encrenca no bar de lobisomens, e mais tarde acaba descobrindo que uma criança licantrope sofre um atentado de morte em que o assassino tinha o objetivo de drenar todo o sangue da criança lobo.


Mas as coisas complicam ainda mais para o Jace e, para não falar de mais, o garoto sofre muito nesse livro, confesso que deu dó dele. Enquanto a trupe tenta lidar com esses problemas, acabam descobrindo que outras crianças do submundo foram atacadas, outras mortas com o sangue totalmente extraído do corpo, assim, o Submundo começam a acusar o clã dos vampiros pelo ataque, porém, mais tarde, descobrem que o Valentim está por trás desses ataques e aqui se inicia o grande plot desse livro. Assim como o anterior, Cidade das Sombras é super envolvente e aqui a autora continua abordando os problemas sociais apresentados no primeiro livro, tudo isso camuflado pela fantasia construída por Clare. Já estou ansioso para ler o terceiro livro, mas antes de voltar para o mundo dos Shadowhunters, vou visitar outras histórias que em breve serão resenhadas aqui. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário