16 de julho de 2016

Resenha: O Oceano no Fim do Caminho, de Neil Gaiman

© Elton Cardoso
Neste livro, o Gaiman nos apresenta um personagem que está de volta à cidade onde passou boa parte de sua infância, e ao chegar na estrada que leva à última casa no fim da estrada, ele começa a recordar de um momento específico de sua infância, que aconteceu há mais de 40 anos, e que teve como um dos principais cenário, a casa das Hempstock.

Tudo começou quando, aos 8 anos de idade, seus pais decidiram tirá-lo de seu quarto pra que o mesmo pudesse ser alugado, já que eles não estavam muito bem financeiramente, assim, ele passa a dividir o quarto com sua irmã mais nova. Logo, seu antigo quarto é alugado a um minerador de opalas vindo da África do Sul, tudo ia indo muito bem, até que um dia, o novo inquilino é encontrado morto no carro do pai do garoto, no fim da estrada. A polícia é chamada, e enquanto o pai do menino passa algumas informações aos policiais, ele conhece a Lettie Hempstock, e ela o leva para dentro da fazenda de sua família para tomar café da manhã, e em seguida, eles andam pelos terrenos das Hempstocks e juntos descobrem que a morte do minerador despertou forças há muito adormecidas que trouxe de volta uma criatura maligna.

No dia seguinte, fatos estranhos acontecem com todos os moradores da redondeza, e mais tarde ele conhece sua mais nova babá, que caiu na graça de todos da sua família, mas ele sabia que a babá na verdade era a criatura da noite anterior, que veio à sua casa para atormentar seus entes queridos, vizinhos e principalmente, o nosso protagonista – que não tem nome.

Assim, o autor nos leva a uma séries de suspenses incríveis, no qual o pequeno garoto de 8 anos tem que enfrentar, com a ajuda de sua mais nova amiga, Lettie, que mostra ter alguns poderes sobrenaturais. Com um final inesperado, O Oceano no Fim do Caminho, não decepciona, e com sua ótima narração as poucas mais que 170 páginas são devoradas rapidamente.

Este foi o segundo livro que eu li do Neil Gaiman, e assim como o primeiro livro que li dele, Coraline (que já tem resenha aqui), este tem o mesmo tipo de suspense incrível, que é umas das características mais marcantes do autor, fazendo a leitura ter valido muito.




Nenhum comentário:

Postar um comentário