15 de julho de 2016

Resenha: Staying Strong: 365 Dias do Ano, de Demi Lovato

© Elton Cardoso
Confesso que passei a ouvir as músicas da Demi Lovato a partir do CD "Confident" sobre as músicas dela pré-Confident: eu simplesmente não gosto, não faz o meu estilo e ponto. Mas isso não me impede de admitir que ela tem uma história de vida muito interessante. Há alguns anos, a cantora admitiu que se auto mutilava e tinha problemas alimentares e então decidiu entrar em uma clínica de reabilitação para se tratar, após um período de tratamento, ela decidiu compartilhar suas dores e medos com todos, na esperança de que muitos jovens que estão passando por um momento difícil possam buscar uma solução, e é essa a proposta do livro.

O livro segue o estilo “diário”, no qual durante um ano, a Demi escolhe uma determinada citação – de renomadas personalidades como Marilin Monroe, J.K. Rowling (diva máster), Buda, Branca de Neve, Audrey Hepburn, J. R. R. Tolkien, a própria Demi, entre outros –, para cada dia do ano e em seguida, uma interpretação que ela fez sobre a citação e por último, a mensagem que ela quis passar para o leitor e dicas de como superar um momento difícil. O livro segue esse molde durante todas as páginas. Ou seja, data, citação, interpretação e objetivo.

Recheado de várias citações incríveis – eu fiz várias marcações durante a leitura –, a Demi vai transmitindo sua mensagem de superação, mas chega uma parte – lá pro mês de agosto –, em que o livro torna-se um tanto repetitivo, tanto nas citações quanto no que ela nos quer dizer, – vale lembrar que as citações não se repetem, mas algumas tem a mesma mensagem, apenas com outras palavras. Isso fez com que a leitura diminuísse o ritmo, porém nada que me fez querer parar de lê-lo.

A leitura de Staying Strong: 365 dias do ano é altamente recomendável, pois nele conhecemos um pouco do quão difícil foi a Demi superar o problema dela, e nos mostra que ela é uma mortal com qualquer um de nós, que passa por momentos difíceis, que sente medo, que é vulnerável, coisas assim que muitas vez acabamos esquecendo que acontecem com todos em algum momento da vida, inclusive com as pessoas públicas – que devido toda atenção voltada para eles, em algum momento acabamos pensando que eles são mais felizes e/ou não passam por problemas similares aos nossos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário