28 de dezembro de 2016

Resenha: Tá todo mundo mal, de Jout Jout

© Elton Cardoso

Hey! Há alguns anos o boom de livros escritos por youtubers explodiu no Brasil, e desde então, com certeza, você já deve ter ouvido as mais variadas opiniões sobre eles, e comigo não foi diferente, pessoas, às vezes, me perguntavam o que eu achava sobre esses livros e eu respondia baseado em meus pré conceitos, visto que eu não tinha lido nenhum livro sobre – obviamente, antes de eu dá minha opinião nenhum pouco importante eu avisa que “eu nunca li, MAS...”.

Apesar de vários youtubers que eu acompanho e gosto terem lançado livros, não me senti motivado a ler nenhum deles, até que a linda da Jout Jout lançou o dela e, enfim, eu li. E eu não gostei nenhum pouco da premissa do livro.

Hoje, eu consigo ver dois tipos de livros que são lançados por youtubers: 1) livros de memórias (a grande massa da rede social lança livros desse tipo, inclusive a Jout Jout) e; 2) livros de histórias inéditas que brotaram na cabeça deles em um momento de inspiração (adicione aqui a grande minoria dos livros de youtubers).

O livro da Jout Jout é um livro de memórias onde ela vai discorrer sobre as mais variadas crises que já teve na sua vida – inclusive, o título do livro foi inspirado em um vídeo dela que tem o mesmo nome e você pode ver aqui. Jout Jout escreve suas crises de uma maneira brilhante, como ela mesma diz: ela é criativa e escreve bem; isso é um fato provado no livro. Assim como em seus vídeos, ela aborda sobre temas super corriqueiros e banais presentes na vida de todos, assim como temas sérios, todos regados com sua bela opinião sobre o tema. Achei praticamente impossível ler o livro sem imaginar a voz dela e todos os gestos característicos que há anos vemos em seu canal. Porém, depois de ler algumas crises, cai a ficha: o livro é exatamente a mesma coisa que ela faz no YouTube, só que aproximadamente R$ 30,00 mais caro.

Isso aí, qual é o sentido de cobrar por algo que ela oferece de graça em outra plataforma? Eu adoro a Jout Jout, mas definitivamente, eu prefiro passar horas VENDO os vídeos dela no YouTube do que LENDO os vídeos dela em um livro. Suas crises, são quase um roteiro de seus vídeos. Novamente, são muito bem escritas e humoradas, mas e o diferencial, cadê?

Também entendo que as editoras precisam vender muitos livros – e isso, a Jout Jout vai fazer muito bem, sem dúvidas –, assim como entendo que o dinheiro arrecado com os livros de youtubers, além de outras coisas, será usado para custear o lançamento daquele autor novo com um livro promissor, mas que ninguém nunca ouviu falar dele e exigirá muito mais da editora para promove-lo.

Estou dizendo que esses tipos de livros são inúteis? Jamais. Como estudante de Literatura, tenho total noção do poder de qualquer livro. Tenho noção que livros como o da Jout Jout, Kéfera, Felipe Neto e outros, tem um alcance imenso e atingem, em boa parte, o público adolescente, então, se um desses jovens que não tinham o hábito de ler, leem algum livro de youtuber, gostam do livro, adquirem o gosto pela leitura, passam a ler constantemente, chegam a conhecer outros títulos/autores/gêneros, como é que um livro desse pode ser considerado inútil? (já tô imaginando os defensores dos “bons livros” e da boa moral e costumes da Literatura se doendo com esse meu comentário).

Mas estou dizendo que acho injusto cobrar por algo que é oferecido de graça. Tipo, qual a diferença de ter um desses livros na minha estante ou os vídeos do canal do autor salvos no meu PC?

Enfim, me diverti sim, lendo as crises dela, mas continuarei vendo os vídeos da Jout Jout em seu maravilhoso canal e admirando o trabalho que ela faz por lá.



Nenhum comentário:

Postar um comentário