28 de dezembro de 2016

Resenha: O Retrato de Dorian Gray, de Oscar Wild


Bom, O Retrato de Dorian Gray foi o livro do período que eu escolhi (como, por algum motivo, eu não consigo ler da mesma forma que leio quando estou em férias, todo período eu escolho um livro onde irei lê-lo com bastante calma, nos intervalos dos trabalhos que a faculdade vai me dando, durante os 4 meses do período, e ORDDG foi o livro escolhido do terceiro período) após altas recomendações de meus amigos.

A história se passa na era vitoriana de Londres, onde conhecemos o belo Dorian Gray, o rapaz com uma beleza encantadora que por onde passa chama atenção, e que se torna amigo do pintor Basil. Pintor este que ver em Gray sua maior fonte de inspiração e pede sempre para que ele pouse para seus retratos. Em meio a uma dessas pinturas, um amigo de Basil acaba visitando-o e, consequentemente, conhecendo o belo Dorian Gray, que assim como todos, sente-se bastante atraído por sua beleza, e ali se inicia uma amizade entre eles três, amizade essa, que nas entrelinhas, é bastante visível que acaba se tornando em um romance homoafetivo, chegando ao ponto do pintor declarar todos os seus sentimentos pelo jovem Gray.

Em meio ao relacionamento dos três amigos, Basil Hallward, pede que Dorian pouse novamente para que ele possa ser pintado, e nisso, o quadro é finalizado, e instantaneamente é reconhecido que essa é a maior obra que Hallward fez até então, toda a beleza de Dorian Gray está ali, fielmente retratada na pintura, e após um comentário ácido de seu amigo Lord Henry Wotton, onde ele menciona que infelizmente a beleza de Dorian não irá durar para sempre, irá permanecer apenas durante a juventude. Isso mexe com o jovem Dorian, e ele começa a pensar que as pessoas irão deixar de gostar dele caso envelheça e perca sua beleza, que há muito tornou-se sua marca registrada, e assim ele acaba criando um desejo de permanecer jovem para sempre para que então possa continuar sendo venerado por todos.

Enquanto isso, Dorian vai levando sua vida sem regras, junto de seu amigo Henry, e conhece a jovem Sybil Vane, onde ele a seduz e a faz ter esperanças de um futuro promissor, porém, algo trágico acontece e impede isso.

Durante mais uma das crises melancólicas de Dorian Gray, o desejo dele de permanecer com sua beleza jovial aumenta, assim como o desejo de ao invés dele envelhecer, ser o seu retrato quem deve sofrer as consequências do tempo e, misteriosamente, isso acontece. Dorian percebe que seu belo retrato está se modificando conforme ele vai levando sua vida desregrada, e feliz por seu desejo ter sido atendido, ele vai levando sua vida cada vez mais regada aos desejos carnais, e quem vai sofrendo as consequências de tais pecados é o seu retrato, há muito escondido em um quarto na sua mansão.

Assim acompanhamos Dorian Gray, com toda sua doçura se transformando em algo medonho.
Como o livro é de Literatura Gótica, é bastante visível todo o ar sombrio durante toda a história e, às vezes, muito sinistro, chegando a dá muito medo do Dorian Gray.


Enfim, super recomendo O Retrato de Dorian Gray, que apesar de ser uma história fascinante, o autor, Oscar Wilde nos presenteia, durante a leitura, com várias citações lindas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário